A quadra para se praticar o Basquete

Nesse post iremos falar sobre as característica, material e dimensões de uma quadra para se praticar o basquete, tendo uma abordagem simples e fácil de entender, para ajudar você que esta procurando se enquadrar as normas e regras desse belo esporte olímpico.

De maneira geral, uma quadra de basquete deve ser retangular, plana, sólida e livre de qualquer obstáculo. Mas calma, isso de maneira geral, vamos detalhar mais um pouco para você as dimensões e materiais que envolvem a quadra. Se formos levar em consideração as novas atualizações da FIBA (Federação Internacional de Basquete), uma quadra deve ter 28 metros de comprimento e uma largura de 15 metros, lembrando sempre as as linhas que delimitam as dimensões da quadra não fazem parte do campo de jogo, ou seja, essas dimensões devem ser obedecidas descontando a largura de cada uma das linhas. Mesmo assim, essas medidas são apenas exigidas em campeonatos internacionais oficiais, as demais competições podem ser jogadas em quadras com as dimensões antigas (26 metros de comprimento com 14 metros de largura), desde que o órgão fiscalizador permita tais dimensões.

Por falar nas linhas, uma quadra de basquete possui linhas todas na mesma cor, de preferencia na cor branca, e com 5 centímetros de largura. Paralelamente as linhas de fundo, mas dessa vez bem no centro da quadra, existe uma linha que divide a quadra em duas metades exatamente iguais, e a partir do centro dessa linha, é traçado um circulo com raio de 1 metro e 80 centímetros, esse círculo pode ser pintado de uma cor diferente da cor da quadra, mas se isso for feito essa cor deve ser exatamente a mesma utilizada dentro dos garrafões.

Já para ser traçado a linha que delimita o arremesso de de três pontos, deve ser traçado uma linha imaginário partindo do centro da cesta ou aro, e paralelo a linha de fundo, indo para os dois lados exatamente 6,25 metros. Perpendicularmente a linha de fundo, é traçada uma linha com a mesma distância da linha anterior (6,25 metros), dessa forma a linha que delimita os três pontos deve ser equidistante do centro do aro, com a distância de 6,25 metros.

O garrafão é desenhado a partir do ponto médio da linha de fundo marcando 3 metros para cada lado desse ponto, traçar uma linha imaginário e perpendicular a linha de fundo, partindo do ponto médio com a distância de 5,8 metros, o final dessa distância será a linha de lances livres que deve ter 3,6 metros de comprimento. Devesse ligar o final da linha de lances livres até o ponto de 3 metros marcados na linha de fundo anteriormente, já a circunferência ao entorno da linha de lances livres tem um raio de 1,8 metros sendo que esse circulo deve ser desenhado de forma pontilhada quando dentro do garrafão.

Tudo o que você precisa saber sobre a quadra de Baquete

Continue acompanhando para saber mais sobre o Basquete.

Tags:  ,

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>