A importância da hidratação para jovens atletas

A hidratação é fundamental para uma boa saúde e um bom funcionamento do corpo. Conforme os meses mais quentes se aproximam, e junto a eles as atividades físicas ao ar livre, é importante dar atenção especial para uma hidratação abundante e prevenção de males causado pelo calor, especialemente entre os jovens atletas

Como o corpo não produz ou armazena agua, é preciso prover e supri-la constantemente para que o corpo mantenha seu funcionamente perfeito.  Apesar de não possuir caloria alguma, a agua é considera extremamente nutriente , já que o nosso corpo é composto em até 70%  por agua .

A água trabalha na regulação da nossa temperatura corpórea, diminuindo o aquecimento interno, além de ser essencial, também, para todas as principais funções corporais como: Manter a saúde ea integridade de cada célula do corpo;  Ajudar na circulação sanguínea; Transportar os nutrientes e oxigênio para as células; Hidratação da pele;  Ajudar na digestão; Ajudar a converter alimentos em energia; entre muitas outras.

Ao contrário da crença popular, apenas beber água noms momentos emque se está com sede não é um bom conselho quando se trata de hidratar o corpo. Quando o mecanismo da sede é ativado, geralmente é um sinal de que o corpo já está pouco hidratado (e, possivelmente, se dirigiu para a desidratação). Neste ponto, o corpo tem dificuldades para funcionar corretamente.A importância da hidratação para atletas

Portanto, quanta agua os atletas jovens  devem beber? A resposta é :  depende. A ingestão de água é baseada em diversas variáveis que irão definir a necessidade de cada indivíduo. Considerações gerais de hidratação podem ser baseadas na duração da atividade, requisitos ambientais, como calor e umidade, a duração ea intensidade do treino ou jogo, e os vesturários e equipamentos usados pelo  atleta para a prática do esporte.

Deve-se, também, considerar com as necessidades individuais do atleta, como o peso e a idade, o nível de intensidade em todos os treinamentos e competições, o condicionamento físico atual do atleta , e o nível de hidratação atual do atleta. O indicado é começar a hidratar-se intensamente mesmo horas antes de prática, mantendo a hidratação durante e após a atividade.

Embora o principal meio de hidratação seja a água, também podem ser usadas as  bebidas esportivas, como suplementação. Eletrólitos encontrados nas bebidas esportivas podem ser benéficas em nervos e músculos, regulando e repondo eletrólitos perdidos através do suor. Para os jovens atletas que praticam atividades por mais de sessenta a noventa minutos  ou para os que praticam em alta temperatura e umidade, estas bebidas esportivas podem ser benéficas na reposição de nutrientes perdidos.

Quando se fala de hidratação, pais, treinadores e formadores devem estar cientes e atentos para reconhecer os sinais de desidratação. A desidratação é grave e pode levar a uma situação de emergência com risco de vida. Quando o atleta fica desidratado, aumenta a freqüência cardíaca, o fluxo de sangue para a pele diminui, assim, a temperatura do corpo pode subir para níveis perigosos. Sinais de desidratação incluem:  Lábios e língua secos; olhos encovados;  urina de cor escura ou brilhante, ou urina com cheiro forte;  micção infreqüente,  Pequeno volume de urina;  A apatia ou falta de energia;  irritabilidade e diminuição repentina na (força, energia, a coordenação, a tomada de decisão, etc.) desempenho.

É perigoso o exesso de hidratação? Sim. O consumo excessivo de água em um curto período de tempo pode levar a hiponatremia, também conhecido como intoxicação por água. Quando quantidades excessivas de água são consumidos, os níveis de sódio no corpo ficam diluídos, e os rins não conseguem excretar líquido suficiente. Esta é uma condição potencialmente fatal e requer atenção médica imediata. Apesar de a hiponatremia não ser comum, todo mundo precisa estar ciente disso, pois é algo que pode facilmente prevenido.

A importância da hidratação adequada ao bem-estar de um jovem atleta não pode ser deixada de lado. Quando nos aproximamos das épocas  mais quentes, jovens atletas, pais, treinadores e formadores precisam entender que a hidratação adequada é fundamental para o desempenho esportivo ideal, bem como para a saúde do atleta.

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