O Goleiro

Para finalmente começar com nossa serie de post sobre as posições de cada um dos jogadores, vamos falar sobre o goleiro, um jogador que atua na zona de defesa do campo de futebol.

O goleiro tem como objetivo principal evitar o gol. Ou seja, ele deve defender o gol, fazendo ao máximo com que o time adversário não marque pontos durante o tempo da partida. E uma meta um tanto quanto complicada e diferenciada de todas as outras funções em campo.

E justamente por ter essa função diferente dentre os outros atletas em campo, o goleiro está envolto por algumas regras especiais que o protege durante a partida. Ele é o único jogador que pode se utilizar de qualquer parte do corpo para defender o gol. Mas essa permissão só é válida dentro da área demarcada em torno no gol, a chamada grande área, onde só pode segurar a bola nas mão durante um tempo máximo de 6 segundos de cada vez.

 

Mesmo com essa permissão, o goleiro não pode segurar a bola com as mãos quando ela foi recuada por um de seus companheiros, ou seja, quando um jogador de sua equipe passa a bola propositalmente para o goleiro. Salvo quando esse toque for feito com o peito ou com a cabeça. Caso venha a pegar com as mãos uma bola que foi recuada, o árbitro marca falta (tiro livre indireto), no local onde o goleiro pegou a bola com as mãos.

Normalmente, o treinamento dos goleiros são muito mais intensos do que o treinamento dos demais atletas, pois o goleiro precisa ter muito mais atenção, rapidez, e elasticidade do que os demais, embora não precisem necessariamente ter alguns outros dotes exigidos em outras posições. Em resumo, é um atleta com as características muito distintas dos restantes dentro de uma equipe de futebol.

Tudo o que você precisa saber sobre a posição do Goleiro

 

 

4 Comentários para O Goleiro

  • Diego luis  diz:

    Adoro esporte gostaria de trabalhar na área. Podem me indicar algo sobre o mesmo.

    Desde já agradesço,

  • Henrique Medeiros  diz:

    Olá Diego,

    Você deve procurar algum centro de treinamento de sua cidade.

    Abraços

  • vanilson da silva Santana  diz:

    O goleiro pode segurar o bola por 6 segundos . Se ele ficar pirraçando o atacante adversário soltando e pegando a bola consecutivamente, o árbitro pode da cartão pra ele por atrasar o jogo?

  • Henrique Medeiros  diz:

    Olá Vanilson,

    Sim, toda vez que o juiz interpretar que o goleiro esta atrasando o andamento da partida pode e deve aplicar cartão amarelo. E em caso do goleiro já ter um cartão amarelo, ele leva o segundo e com isso o vermelho também.

    Abraços

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>