As melhores bebidas isotonicas para hidratar o atleta

 

Um dos cuidados mais importantes de quem pratica uma atividade física com frequência, é manter a hidratação. Não importa se é um atleta ativo ou se só joga nos fins de semana, é preciso sempre prestar muita atenção nesse quesito.

A desidratação é um problema sério e que pouca gente dá a devida importância, mas quando se pratica esportes, é importante hidratar antes, durante e depois da atividade física. Ela pode causar cãibras e desequilíbrios no organismo que afetam a capacidade de se executar a atividade física.

 

A quantidade de líquido exigida para se hidratar um atleta varia muito de pessoa para pessoa, do tipo e da duração da atividade física. Como regra geral, é recomendada a ingestão de líquidos durante todo o dia, além de:

  • 500 ml de líquidos 2 horas antes da prática;
  • 250 a 500 ml de líquidos 15 a 30 minutos antes da prática;
  • 180 a 250 ml durante a prática (em média)
  • ingestão de líquidos livre após a prática.Bebidas isotonicas para hidratar jogador de futebol

A quantidade de ingestão de líquidos durante a prática possui muita variação dependendo da hidratação prévia e do tipo de atividade física. Em casos de atividades de longa duração e muito desgaste recomenda-se a adição de carboidratos, na proporção de 5 – 10%, que podem ser na forma de sacarose, glicose, frutose e maltodextrina. Não é recomendada a utilização de bebidas contendo frutose, que podem causar distúrbios gastrointestinais.

No futebol por exemplo, é comum os jogadores não tomarem muitas bebidas isotonicas muito durante o jogo, por isso, nesse caso a hidratação anterior e posterior ganha uma maior importância.

Não é recomendada para a hidratação durante a atividade física: bebidas alcóolicas, gaseificadas, café, sucos, erva-mate e chá. Entretanto esses líquidos estão liberados para o atleta após as atividades.

Por Bárbara Vitoriano.

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