A função do Tight End (TE) no jogo de Futebol Americano

Seguindo com as posições do ataque chegamos agora na posição conhecida como Tight End (TE). O TE muitas vezes aparece com o sexto homem da linha de ataque, ajudando a manter o pocket livre para dar tempo ao QB em suas jogadas de passe ou então bloqueando para que o Running Back tenha um bom aproveitamento em sua corrida.
Quando o Tight End está posicionado na linha ofensiva ele naturalmente a torna mais forte e protegida, o lado em que o TE está posicionado é conhecido como “strong side” (lado forte), e o lado sem o TE é conhecido como “weak side” (lado fraco). Normalmente quem marca o Tight End é o Linebacker e o Safeties cobrem o lugar deixado pelo LB na linha secundário, sempre se opondo ao TE.
Porém essa não é a única função de um TE, ele também, em muitos casos, funciona como um Wide Receiver, fazendo rotas para receber passes. Essas jogadas são executadas pelo meio da defesa, entre os linebackers e os safeties, por isso ele tem que ter um preparo físico um pouco melhor, pois ali os tackles serão mais duros.
Por esse tipo de versatilidade os Tight Ends estão sendo muito utilizados em jogos da NFL e, pouco a pouco, estão substituindo os Fullbacks como bloqueadores no time de ataque.
Atualmente, com a especialização dessa posição, passou a existir três tipos de Tight Ends, os Bloqueadores, os Receivers e os Tight Ends Balanceados.
Tight End Bloqueador: São Tight Ends especialistas em ajudas a linha ofensiva, ele sabem e tem muita facilidade em dar bloqueios, são homens mais fortes e ajudam muito os bloqueadores do time. Mas de vez em quando ele sai para receber passes, pois a defesa não costuma dar muita atenção para esse tipo de jogador, o que se mostra um grande erro em muitas jogadas.
Receiver Tight End: Como o próprio nome já diz, são TEs especialistas em receber passes, esse TE não necessariamente tem que ser muito forte mas tem que ter força o suficiente para aguentar os bloqueios e tackles dados pelos linebackers e safeties, pois recebem a bola no meio da defesa adversária onde o impacto é sempre mais forte. Eles também, dependendo da jogada, ajudam no bloqueio, mas seu grande trunfo é mesmo a concentração, a velocidade e a agilidade em receber bolas.
Tight End Balanceado: Esse Tight End é uma mistura dos dois anteriores, são bons bloqueadores e receivers competentes. Em jogadas de corrida, eles ajudam no bloqueio, como um lineman, e em jogas de passe ele podem até ajudar a bloquear, mas normalmente saem para receber passes, principalmente em third down e na endzone.
Os Jogadores que optarem em jogar de Tight End tem que escolher, para o número de sua camisa, os valores que vão de 40 a 49 e de 80 a 89.
Pisoçãod e Tight End do Futebol Americano
Continue acompanhando os próximos posts para saber mais sobre o Futebol Americano.

3 Comentários para A função do Tight End (TE) no jogo de Futebol Americano

  • YURI CORNELLI LUZ  diz:

    Kra, jogo futebol americano no Rio Grande do Sul, pelo Santa Cruz CHACAIS. Jogo no ataque como Tight End e quero dizer que essa idéia de ensinar sobre as posições é muito boa. PARABÉNS !
    ABRAÇO, Chacal #41

  • Henrique Medeiros  diz:

    Obrigado Chacal,

    A Equipe do RE fica contente por ter ajudado.

    Abraços

  • Ruy  diz:

    Mto legal!!!
    Sou fã de futebol americano, e aqui em Pernambuco o jogo tem mta força.
    Parabéns pelo site. Mto dinâmico e educativo, até para quem pensou conhecer todas as regras, jogadas e posições dos jogadores como eu!
    Forte abraço!
     

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>