A função do Running Back (RB) no jogo de Futebol Americano

Continuando com nosso esquema de posições do ataque, vamos agora para os Running Backs (RB). São jogadores que normalmente ficam no backfield ( parte de trás do campo em relação ao time de ataque), e tem que ter muita vontade de enfrentar a defesa inteira para carregar a bola.
O principal objetivo dos Running Backs é o de correr com a bola por entre a defesa do inimigo. A bola pode ser passa para os Running Backs pelo próprio QB ou então direto do snap feito pelo Center (C).
O jogador que optar pela posição de Running Back (RB), pode ter um biótipo físico bem variado, podendo ser mais forte e pesado, e pro conta disso não tão rápido assim, passando por um atleta forte mas com uma boa agilidade e velocidade e chegando em um atleta não tão forte assim mas com uma agilidade e velocidade superior. Mas uma coisa todos os que escolhem jogar nessa função tem que ter em comum, a inteligência para saber por onde correr. E essa não é uma tarefa fácil, pois no mínimo 8 jogadores oponentes estarão de frente para os Running Backs.
Vamos agora conhecer as 2 posições que um Running Back pode escolher para jogar: o Halfback e o Fullback.
O Halfback (HB) é conhecido por ser o Running Back que tradicionalmente carrega a bola. É ele quem toma a responsabilidade de fazer a maior parte das jogadas de corrida do time de ataque. Quando as jogadas são de passe, o Halfback pode receber a bola, mas de vez em quando eles podem ficar bloqueando e protegendo o Quarterback.
No entanto existem vários tipos de Halfbacks, ou tailback como também são conhecidos (tailback é o nome dado para o Running Back quando ele joga na formação single back, com apenas um Runningback em campo). Vamos mostrar agora os tipos de Halfbacks:
Power Back (PB): É um running back que depende de sua força para avançar jardas. Ele normalmente é muito forte porem não muito lento e nem tão alto, mas sua principal arma é a força. Ele enfrenta os adversários abaixando os ombros para diminuir seu centro de gravidade e muitas vezes derrubam seus marcadores (que podem ser Linebacks e Defensive Backs). Esses jogadores são mais utilizados em momentos onde se precisa de poucas jardas para se conquistar, de preferência a 1 ou 2 jardas da End Zone.
Scat Back (SB): Diferente dos Powerbacks o SB è um Running Back pequeno que depende unicamente de sua velocidade e agilidade em escapar dos adversários. Mesmo sendo pequenos e ágeis, eles precisam ter força o suficiente para aguentar o impacto dos tackles dados por jogadores maiores que eles. Esses jogadores não são os principais corredores do time, uma vez que são menores eles não aguentam a exaustão física causada pela posição durante uma partida inteira.
Halfback “misturado”: É um jogador que tem as características dos dois anteriormente descritos, ou seja, uma mistura do Powerback e do Scatback. Ele tem a velocidade e a agilidade muita grandes, mas também podem contar com a sua força para derrubar os jogadores quando necessário. Podem ser jogadores altos ou não, só não podem ser pequenos, pois normalmente são os corredores principais de um time e chegam a correr mais de 20 vezes por partida, e por conta disso precisam ser firmes.
A outra opção de Running Back são conhecidos como FullBacks (FB), que ao contrário do Halfback não são tão velozes e nem tão acionados assim. Normalmente um FB tem a função de bloquear, tanto para o halfback passar correndo como para proteger o Quarterback.
Raramente um Fullback pega na bola para fazer uma jogada de corrida, e quando isso acontece ele corra para conquistar poucas jardas (1, 2 ou 3 jardas).
Existe ainda outro tipo de Running Back (RB), o assim chamado Third Down Back. A especialidade desse jogador é receber a bola lançadas pelo Quarterback. Normalmente ele é utilizado em jogadas onde já está na terceira decida e o time ainda tem que conquistar muitas jardas para a primeira decida. Não se deixem enganar, são RunningBacks, são rápidos e tem a mão muito boa, preparados para receber passes e, por conta disso são confundidos com Wide Receivers.
Os jogadores que jogam na posição de Running Back tem que estar com o número da camisa entre 20 e 49.Running Back jogador de futebol Americano
Continue lendo os próximos posts para saber mais sobre o Futebol Americano

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>