Diferenças entre pneus de rua e pneu fórmula 1

É notória a diferença entre os pneus utilizados na F1 e os pneus utilizados na rua, no dia-a-dia.

Os pneus utilizados na F1 são totalmente lisos, e recebem o nome de Slicks, não possuem qualquer tipo de ranhura e possui máximo contato com o solo, potencializando assim seus níveis de aderência. Além disso o tipo de borracha utilizado é outro. O composto de borracha utilizado na fabricação de pneus de competições é extremamente macio, para que o carro literalmente “grude no chão”.

Então por que não utilizamos pneus lisos em nossos pneus no dia-a-dia?

A resposta é simples. Se você já assistiu corrida, provavelmente notou que quando começa a chover os carros vão aos boxes para trocar os pneus lisos por pneus com ranhuras. Algo que lembra muito com os pneus utilizados por nós, que não apostamos corridas.

Como utilizamos os carros nos mais diferentes tipos de situações de piso molhado ou chuva, em dias quentes, em pisos de asfalto, concreto, terra, pedra, não podemos usar os lisos.

Isso tiraria toda a segurança existente na condução e não seria viável financeiramente devido ao tipo de borracha utilizado. Hoje para o pneu oferecer segurança e ser duradouro é necessário que haja ranhuras por toda sua superfície para escoamento da água e potencialização de aderência em asfaltos secos, além de ter que ser construído com compostos de borrachas mais duros, para que tenha uma vida longa útil, caso contrário precisaríamos trocar os pneus em curto espaço de tempo, algo que seria economicamente inviável.

Pneu Fórmula 1: principais diferenças

Corridas servem como laboratório para as ruas

Marcas famosas já foram fornecedoras de pneu Fórmula 1, por exemplo: Goodyear, Firestone, Bridgestone, Michelin. Hoje a categoria possui uma única fornecedora, a Pirelli.

O que a Pirelli faz hoje, já foi feito e muito pelas outras montadoras citadas. Desenvolve os pneus para as corridas, mas o que dá certo nas pistas, é colocado em prática fora delas, diretamente para os veículos de uso urbano.

Os pneus Michelin XM2, Goodyear Eagle Sport, Bridgestone Turanz ER 300, Firestone Multihawk e o pneu Pirelli P7, foram todos desenvolvidos para uso urbano e rodoviário através de pesquisas realizadas nas pistas de corrida.

Segurança, conforto e qualidade

Sendo assim, todos podem ficar tranquilos. Pois os carros rodam com pneus que foram desenvolvidos em pista de corrida. Embora os pneus de rua tenham a aparência totalmente diferente dos pneus de corrida, tenha certeza que muito do que é utilizado nas corridas, vem parar nas ruas, trazendo dessa forma muita segurança, além de proporcionar conforto e acima de tudo, um grande nível de qualidade.

 

Tags:  

Um comentário para Diferenças entre pneus de rua e pneu fórmula 1

  • Cupom  diz:

    Essa eu não sabia..

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>