A Substituição no Biribol

Assim como em todos os esportes coletivos, há a possibilidade de substituir um atleta, seja pro fadiga, lesão ou má desempenho, por outro atleta que esta no banco de reservas aguardando por uma oportunidade, e no Biribol não é diferente, mas para isso devemos entender as regras que tangem a substituição no Biribol.

Todas substituição no biribol deve ser previamente autorizada pela arbitragem antes de acontecer, e consistem no ato em que um jogador, depois de anotado pelo apontador da partida, entra na partida para ocupar o lugar de um outro jogador que deixará a piscina. A primeira substituição da equipe na partida é sempre livre, e não existe número limitante de substituição em uma partida ou set, podendo ser feita individualmente, jogador por jogador, ou então em grupos, quantas vezes o técnico achar necessário, a única objeção é que o jogador substituído só poderá retornar a partida na posição de número 1, a posição de saque.

Nos casos de lesões, onde o jogador lesionado não poderá mais participar da partida, a substituição deve acontecer normalmente e esse jogador será substituído regularmente. Mas caso passado um tempo, e o jogador lesionado se recupere, ele não pode mais voltar a partida.

No caso de um jogador expulso da partida, esse deve ser substituído por um outro jogador regularmente, e me caso da equipe não ter como fazer essa substituição a equipe é considerado pelo juiz como uma equipe incompleta perdendo assim imediatamente a partida.

No caso de uma das equipes promover uma substituição irregular, a partida é paralisada, a equipe que efetuou a substituição irregular é penalizada, a jogada volta e os ponto que a equipe com a substituição irregular tenha feito no período em que a substituição aconteceu, são descontados e são mantidos os pontos conquistados pela outra equipe nesse mesmo período.

tudo sobre a substituição no biribol

Continue acompanhando para saber mais sobre as regras do Biribol

Tags:  

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>