Os equipamentos para se jogar uma partida de Biribol

Como já vimos no post anterior dessa série sobre as regras de Biribol, o local onde se pratica o Biribol (piscina), é repleto de marcações e equipamentos para garantir um padrão a esse esporte.

Nesse post vamos ver as regras envolvidas para se estruturar a rede que separa a piscina em dois campos iguais e que é essencial para a partida de Biribol.

A rede, como já dito, está localizada no centro da piscina, ou seja, é colocada verticalmente diretamente sobre o eixo central do piso da piscina. Ela fica a uma altura, em relação ao chão da piscina, de 2,62 metros para jogos masculinos e de 2,40 metros para jogos femininos. Sua altura não pode variar de acordo com a sua extensão, ou seja, a altura permanece quase que constante de um lado ao outro da piscina.

Essa verificação de altura é feita nas laterais da piscina. Medindo as duas alturas da rede, uma em cada lado da piscina, ela não pode ter uma variação maior que de 1 centímetro.

A rede de Biribol, de acordo com a regra oficial tem um comprimento de 4,5 metros e uma largura de 1 metro. Ela é feita de fios de nylon trançados na cor preta  com uma malha quadrada de 10 centímetros de lado, ou seja, sua malha é separadas em quadrados de 10 centímetros de comprimento por 10 centímetro de largura.

Na rede são colocadas faixas laterais de 5 centímetros de largura e com 1 metro de comprimento que são consideradas parte integrante da rede, essas faixas são chamadas de Bandas Laterais (verticais).

Já na horizontal da rede são colocadas faixas  com 5 centímetros de largura e com o comprimento de 4,5 metros, tanto na parte superior quanto na parte inferior. Essas faixas são chamadas de Bandas Horizontais e, assim com as Bandas Laterais, também são consideradas partes integrantes da rede.

Para se fixar a rede e manter sua altura são utilizados postes de sustentação, um em cada lado da piscina. Eles ficam afastados a uma distância mínima de 0,5 metro a 0,8 metros da borda superior da piscina e devem ter uma altura de 1,5 metros. Os postes devem conter fixado em sua extremidade, ou seja, em seu topo uma argola (para partidas masculinas), e outra a 20 centímetros abaixo (para partidas femininas), onde será sustentada a rede.

Além disso, os postes devem ter o formato cilíndrico com um diâmetro entre 6 e 7 centímetros. Também não é permitido sua fixação ao solo por meio de cabos ou qualquer outro material ou método que represente perigo para os atletas.
Tudo para você saber como montar sua rede de Biribol e suas regras
Continue acompanhando os próximos posts para saber mais sobre as regras do Biribol.

Marcelo Mangoline
LM Administração Esportiva & Arbitragem
http://twitter.com/Marcelinho1980

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>