Conhecendo o local onde se pratica o Biribol

O Biribol é jogado em uma piscina retangular com 8 metros de comprimento por 4 metros de largura tendo 1,3 metros de profundidade. Essa piscina deve ter  uma área livre, em volta a ela, de no mínimo 3 metros de largura em todos os lados.
Outra exigência é o espaço situado acima da área de jogo. Essa área deve ser livre de qualquer obstáculo dentro de no mínimo 7 metros de altura, contados a partir da linha da água. Essa área l é chamada de Espaço Livre de Jogo.
O fundo da piscina tem que ser plano e não pode apresentar nenhum tipo de perigo de lesão para os atletas. A norma não recomenda jogar em piscinas de fundo rugoso ou escorregadio.
A piscina de biribol tem marcações feitas por linhas. Essas linhas têm 5 centímetros de largura e devem ser de cores claras e diferentes da cor da borda da piscina. As linhas recebem nomes conforme sua posição e função, esses nomes são:
Linhas Limites: São as linhas que marcam o limite do terreno de jogo (piscina). São duas linhas laterais que separa a zona da defesa da zona de ataque e duas linhas de fundo que delimitam a zona de saque.
Linha Central: É uma linha imaginaria que divide o campo de jogo (piscina) em duas metades de 4 metros de comprimento por 4 metros de largura.
Linha de Ataque: É uma linha traçada à 1,25 metros do eixo da linha central que divide a zona de ataque da zona de defesa em cada um dos campos. Essa linha é fixada nas bordas da piscina.
A piscina, dividida em duas metades, tem em cada uma dessas metades a zona de ataque, que está delimitada pela linha imaginária chamada linha central e as linhas de ataque. Já a zona onde os atletas podem efetuar o saque, que é chamada de zona de serviço, está na parte de traz de cada um dos campos e tem uma marcação de 1,00 metro de comprimento (comprimento da piscina), por 0,8 metros de largura (largura da piscina).
Em competições oficiais as áreas de aquecimentos estão situadas nos cantos, ao lado dos bancos dos suplentes, dentro da zona livre e tem uma área de 2 metros por 2 metros. Já a zona de substituição de atletas não é uma área específica, tendo uma certa liberdade nas substituições.
Para uma partida de biribol é ideal que a água da piscina esteja entre 26° e 30 ° centigrados.
Campo de jogo de Biribol (piscina de biribol)
Continue acompanhando os próximos posts para saber mais sobre o Biribol.
Marcelo Mangoline
LM Administração Esportiva & Arbitragem
http://twitter.com/Marcelinho1980

Um comentário para Conhecendo o local onde se pratica o Biribol

  • gabii cássia  diz:

    meo muito obrigada por colocar isso em minha vida, acabou com a coitada, se num fosse essa merda eu num taria tendo qe estudar essa merda e sim randboll ! Muitoo melhor ! :(

Deixe o seu comentário

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>